Lista de alunos

Ana Margarida, Beatriz Pinto, Bianca Fernandes, Bruno Proença, Carolina Correia, Carolina Brunheta, David Costa, Diana Oliveira, Diogo Fonseca, Gabriel Carvalho, Jair Balão, Joana Silva, João Pedro, Juliana Neves, Maria Margarida Borrões, Mariana Coelho, Mariana Azevedo, Pedro Saraiva, Rafael Lopes, Rodrigo Moura.

Trabalhos de Projeto e Vídeos...

Os Trabalhos de Projeto e Vídeos serão apresentados no final da página, posteriormente serão colocados na barra lateral...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MAB - Consciência do número...

“a Matemática não é uma ciência sobre o mundo natural ou social, no sentido em que o são outras ciências, mas sim uma ciência que lida com objetos e relações abstratas…”

Programa de Matemática do Ensino Básico (2009:2)

Hoje, na nossa sala de aula, e em grupo, trabalhamos o alguns conceitos com o Material Multibásico ou Multibase  (base 10).

Assume-se que para alguns alunos se tornou mais fácil a compreensão do porquê da passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena… No entanto, para que todos os alunos cheguem a essa compreensão muitas mais aulas do género são necessárias.














A compreensão do sistema de numeração decimal desenvolve-se gradualmente nos alunos, de forma diferente de aluno para aluno, integrando a compreensão do valor posicional dos algarismos e da sua estrutura multiplicativa (ex: formamos 1 dezena com um conjunto de 10 unidades, formamos 1 centena com um conjunto de 10 dezenas…). 












A passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena … nem sempre é de fácil compreensão para todos os alunos, por muito que eles saibam contar, escrever números…, daí a necessidade de se usarem materiais manipuláveis – que facilitem a compreensão dos conceitos e ideias matemáticas que lhes estão subjacentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário