“a Matemática não é uma ciência sobre o mundo natural ou social, no sentido em que o são outras ciências, mas sim uma ciência que lida com objetos e relações abstratas…”
Programa de Matemática do Ensino Básico (2009:2)
Hoje, na nossa sala de aula, e em grupo, trabalhamos o alguns conceitos com o Material Multibásico ou Multibase (base 10).
Assume-se que para alguns alunos se tornou mais fácil a compreensão do porquê da passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena… No entanto, para que todos os alunos cheguem a essa compreensão muitas mais aulas do género são necessárias.
A compreensão do sistema de numeração decimal desenvolve-se gradualmente nos alunos, de forma diferente de aluno para aluno, integrando a compreensão do valor posicional dos algarismos e da sua estrutura multiplicativa (ex: formamos 1 dezena com um conjunto de 10 unidades, formamos 1 centena com um conjunto de 10 dezenas…).
A passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena … nem sempre é de fácil compreensão para todos os alunos, por muito que eles saibam contar, escrever números…, daí a necessidade de se usarem materiais manipuláveis – que facilitem a compreensão dos conceitos e ideias matemáticas que lhes estão subjacentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário